sexta-feira, 17 de junho de 2011

Nova Barão Recordações de 14/08/1962 a 15/06/2000.

Recordando o passado por meio de uma rua.

A Rua Nova Barão como aparece da Rua Barão de Itapetininga


 
1.962 * Feliz Aniversário * 2.011
Neste ano de 2.011, no dia 14 de agosto, ao completar quarenta e nove anos, estando próximo a meio século de Rua Nova Barão, é mais do que oportuno  se dar início a um blog que recorde a  sua história, que, com certeza, irá interessar às futuras gerações.
Parabéns, Rua Nova Barão!
Parabéns, Cidade de São Paulo!
Stefano Gioielli
RECORDANDO O PASSADO POR MEIO DE UMA RUA
DOS ARQUIVOS PARA O BLOG http://www.novabarao.blogspot.com/                                    
A Rua Nova Barão tornou-se, nas décadas de 60 a 90, sinônimo de modernidade, apresentando-se como o interior de um imenso navio que cruza o grande Centro de São Paulo.  Foi na época de seu lançamento, considerada o primeiro Shopping a céu aberto  - com suas lojas enfileiradas em dois andares de uma galeria que, na verdade, denotava-se como status de rua, e os inúmeros escritórios, consultórios e apartamentos,  em andares superiores - impondo-se todos diante de um centro que crescia para o futuro.
Grande parte da história dessa rua será contada e mostrada em suas diferentes fases por meio de  relatos, fotos e vídeos, com destaque dentre esses, para as fotos, filmagens e recortes de jornais, em diferentes momentos, apresentando-se assim a história da  própria cidade  e da Rua Nova Barão, desde o seu lançamento em 14 de agosto de 1962 até 31 de dezembro de 1.999, no blog específico www.novabarao.blogspot.com - Estes relatos com a  colaboração de terceiros, para que não se percam, no decorrer dos anos, diferentes  personagens e fatos, a se destacar: empresas e participantes, comerciantes e lojas, profissionais liberais, moradores, funcionários,... além das suas decorações natalinas, vanguardistas para a época e portadoras de diversos prêmios por criatividade, concedidos pela Paulistur – que avaliava e premiava as decorações de Natal de ruas, galerias e bairros de São Paulo. Esta premiação, considerada como  patrimônio da cidade, infelizmente, foi  extinta pelos órgãos  competentes.
Em muitos projetos de decoração - todos elaborados por mim e montados por funcionários da rua, os quais eu orientava pessoalmente – empregavam-se materiais recicláveis e de baixo custo, o que levou a Rua Nova Barão a ter a imagem de a rua mais criativa de São Paulo.

Recordando o passado da Rua Nova Barão
*** Dia 14 de Agosto de 1.962 * 15 de Junho de 2000 ***
Em manchete nos principais Jornais... HOJE: Lançamento da Rua Nova Barão...!
A NOVA BARÃO SERÁ ABERTA AO TRÂNSITO...!
Em uma terça feira pela manhã, 14 de agosto de 1.962, por volta das nove horas, encontrei-me entre dezenas de pessoas que  examinavam as propostas de mais um lançamento imobiliário na cidade de São Paulo: a RUA NOVA BARÃO.
Desenhista em arquitetura pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Turma de 1946,  percorri  por diversas vezes a rua projetada, examinando as propostas de lançamento nas enormes e cinematográficas maquetes.  Mentalizei como seria o empreendimento com 90 apartamentos, 114 conjuntos para  escritórios e  as  ruas térrea e alta com 180 lojas, todos em estreita faixa de terreno. Mais adiante, em cafeteria improvisada, foi-me servido,  gentilmente, um cafezinho. - Absorvido em meus cálculos, deparei-me com um grupo de pessoas, todos acenavam para um cidadão alto e magro, desejando serem atendidos,  quando fui surpreendido, por este senhor, com a pergunta:      “e o senhor aí, quietinho, qual a unidade que escolheu...?”  Mais tarde, fiquei sabendo que o próprio Ermano Sifredi deu-me privilegiada atenção, pois já me conhecia como desenhista em arquitetura. Ele, em parceria com Maria Barelli, ambos foram autores do projeto da Rua Nova Barão.
Por volta das dez horas, com as vendas encerradas, tive a oportunidade de presenciar as primeiras negociações de transferência dos direitos e obrigações, adquiridos a algumas poucas horas.
Registro da Nova Barão Imóveis e Administração
Organização amiga no Setor Imobiliário
Ainda pela manhã, após haver bolado e desenhado o  logotipo NB e elaborado a razão social Nova Barão Imóveis e Administração - “Organização amiga no setor imobiliário”, requeri os registros em Marcas e Patentes – mais adiante, intitulada Nova Barão Imóveis e Administração - dando-se início a um longo período de  trabalhos no ramo imobiliário. A empresa finalizou suas atividades com o Condomínio em 1.999, após muito trabalho, dedicação  e esforço e ...  com muita história para contar.
Como surgiu a Nova Barão Imóveis e Administração
Lembro-me que as maquetes da nova rua permaneceram para visitação pública até o sábado, dia 18, quando no domingo,  operários e máquinas iniciaram as obras, que com  permissão poderiam ser visitadas, oportunidade que aproveitei, desde a escavação das valas e dos pilotis que iriam suportar os edifícios até a conclusão de todos eles, em vinte e quatro meses, prazo previsto em contrato para a entregas das chaves aos promitentes compradores...
Assíduo visitante das obras
Durante a construção e nos dias permitidos para que as obras fossem  acompanhadas, sendo visitante de carteirinha,  tive a oportunidade de conhecer outros condôminos e, por  indicação, outros nomes que passei a catalogar como possíveis clientes da Nova Barão Imóveis e Administração. Porém, para atingir tal objetivo, houve a necessidade da divulgação dos serviços a serem prestados e a forma mais indicada, para a época, seria  por meio de cartas e telefonemas que  ficaram a cargo da extrovertida, jovem e excelente datilógrafa Glória, que reproduzia,  em máquina de escrever Remington, dezenas de cartas que eram remetidas aos  futuros clientes e, por telefone, valorizava a especialidade da Imobiliária Nova Barão  com relação à própria Rua Nova Barão, sendo cordialmente atendida.
Dia 20 de agosto de 1.962: Entrega das chaves.
Concluída as obras, iniciei as instalações do novo escritório no conjunto nº 208 do Edifício Barão III e, assim como o advogado Ernesto Levianu.
Primeiro cliente da Imobiliária Nova Barão
O condômino José Jofre proprietário da Loja nº 22, foi o primeiro a autorizar a venda  por 200.000 Dólares, condicionado ao prazo 60 dias, caso contrário ele se instalaria com vendas no varejo de cristais importados da Bohemia, Iniciei os trabalhos com plantão no local das 8 as 20 horas. –  foi só o que aconteceu, tendo em vista que além do senhor José Jofre, mais ninguém me procurou. – Cheguei a conclusão que divulgação da Nova Barão não surtira efeito prático e caíra no esquecimento.

Circular de 26 de novembro de 1.964

Com a data 26 de novembro de 1.964, uma circular de esclarecimento, enviada pelos incorporadores,, deu novo sentido quanto a ausência  de preferência para a Nova Barão Imóveis e Administração, quando os  condôminos que haviam prometido preferência, compareceram no escritório, incluindo o Zagueiro  do Futebol Brasileiro Mauro de Oliveira, com seu charuto na mão direita e  abanando a com a mão esquerda a circular...! Stefano... estou a tua procura finalmente te encontrei...!
Mauro de Oliveira – Nascido em Poços de Caldas (SP), em 20 de agosto de 1.930, vindo a falecer em 18 de setembro de 2.002. Foi o melhor o Zagueiro da História  do Futebol Brasileiro... – começou jogando na Sociedade Esportiva Sanjoanense  e profissionalizado no S.P.F.C. onde jogou por 12 anos... depois foi para o Santos e conquistou  05 títulos paulista nos anos “ 60-61-62-63-64 e 65 “ e vários Títulos Mundiais nas Copas de 1.950 e 1.954... Era conhecido  como  “ MARTA ROCHA “ pelo seu etilo elegante e bonito de jogar futebol.

Lançamento de Shopping Center Iguatemi
 No decorrer de dois anos com  a providência sempre presente para mudar meu destino profissional...!   e  uma vez  terminada a fase de lançamento das galerias para Shopping,  o plantão diário de corretores implantado pelos incorporadores no próprio local do Empreendimento Nova Barão, para atendimento e retirada das respectivas chaves, foi transferido o novo e inédito lançamento em  São Paulo... o Shopping Center Iguatemi... ficando a Nova Barão Imóveis e Administração com a responsabilidade de atender  a demanda do grande publico com a ampliando suas instalações, funcionários e corretores auxiliares, para meio  andar do Edifício Barão IV.

*Glória ValquIria Vieira Couto*Rosa Queiroz*Telma Silva* Marco Antonio de Oliveira*
*Rubens Santos*Miralda Silva*Bernadete Adelgund Gross*Consuelo Carneiro de Mello*
*Rinaldo Angelo Gazaroli*Vera Porfirio Bezerra* Ilona Delquiria Gross*Giinther Ralf Gross*
*Emilio Borges Figueiredo*Alfreo Dante Bulti*Paulo Isaú dos Santos *


A  PEQUENINA RUA NOVA BARÃO REVOLUCIONA A GRANDE SÃO PAULO
 Os Apelidos carinhosos para a nova rua...
A pequenina Rua Nova Barão, revolucionou a Cidade de São Paulo, superando em movimento as principais ruas das imediações, quando a  população sem  a  interferência da mídia, compareceu em massa para conhecer a rua que nascera de outra rua, motivando diversas versões  e apelidos como: a filhote do Barão de Itapetinga e os óculos do Barão... e, também,  por volta da década de setenta com os projetos sucatas para decorações de Natal,cujo tema que será abordado em breve oportunidade. Na época, impressionados com a rua alta, as crianças e os adolescentes subiam e desciam pelas escadas rolantes... algumas pessoas procuravam pelas quitinetes circulares, que estavam na rua apelidada de os óculos do Barão, além dos conjuntos com sanitários privativos, todos de frente para a rua, o que chamou a atenção dos profissionais liberais e as lojas térreas aos comerciantes, naturalmente !...
Diante de tanta  euforia, a Nova Barão Imóveis e Administração, que nessa altura já contava com a aprovação dos incorporadores, por sugestão dos saudosos e bons amigos, Felip Citron e e Ermano Sifredi,  decidiu-se  que   o  G i o i e l l i vem prestando bons serviços de corretagem e deve dar continuidade às vendas e locações” – para a  Nova Barão Imóveis e Administração, pega de surpresa, foi uma grande e inesquecível homenagem... - mas de que forma ela poderia atender a um público que superou em número o dia 16 de março de 1.962,  por ocasião do lançamento do Empreendimento Nova Barão! - lembrando-me Ermano Sifredi “dezenas e dezenas de pessoas gesticulando para serem atendidas em suas reivindicações”.
A resposta veio na iniciativa da jovem e extrovertida Glória, que com a colaboração de outros funcionários do escritório, acompanhavam os visitantes, que eram atendidos em pequenos grupos, na modalidade de excursões -  essa repentina iniciativa serviu de experiência e oportunidade para registrar  centenas de nomes e endereços de possíveis clientes, resultando, futuramente, em considerável carteira administrativa e transações imobiliárias.


CONDOMÍNIO EMPREENDIEMNTO NOVA BARÃO * ADMINISTRAÇÃO * PLANO DE CONTAS  * ZELADORIA
SITUAÇÃO INTERNA
SÍNDICO E ADMINISTRADORA: 1.965 a 1.972
Segundo a Convenção Condominial, foi  formado o Corpo Consultivo e Administrativo, sendo eleito como Sindico  para o mandato de 1.965/1.966, o  Condômino  João Batista, que delegou seus poderes administrativos  à Administradora de Imóveis Tecnac, declarando  seu sentimento de colaborador e negando-se a receber honorários, o que fez com que fosse aplaudido, de pé, pelos presentes. Pelos bons serviços prestados, João Batista e Tecnac foram reeleitos  para os mandatos até 1.972.
PLANO DE CONTAS: RECEITA/DESPESA
No mandato de João Batista e Tecnac, foi implantado o indiscutível Plano de Contas Receita/Despesa, elaborado pelos Incorporadores da Nova Barão, sendo feito o rateio por Cota Ideal de Terreno,  de acordo com as Despesas das Ruas e dos  Edifícios na modalidade seguinte: Conta 4.000: Despesas Gerais * Conta 4.100: Lojas Térreas e Lojas Altas  Conta 4.200: Barão I “Apartamentos”  Conta 4.300: Barão II “Apartamentos  Conta 4.300: Barão III “Escritórios” Conta 4.400: Barão IV “Escritórios”. O PLANO DE CONTAS RECEITA/DESPESA, fácil de se entender e de rápida agilização no caso de  revisão  pelo Conselho Fiscal e Consultivo e para maiores esclarecimentos quando solicitado, jamais foi contestado.
COBRANÇA TRIMESTRAL DAS TAXAS DE CONDOMÍNIO X BALANCETE RECEITA/DESPESA
As Despesas de Condomínio, inicialmente rateadas em quatro parcelas trimestrais e com pagamentos antecipados, para vencimento até o dia quinze  do primeiro mês de cada trimestre, mediante  cópia dos Balancetes,  assinados pelo Sindico e Conselho Fiscal,  tornou-se praxe de tranqüilidade da massa condominial.
 ZELADORIA 
Uma vez concedido o auto de vistoria de regularização habitacional foi formado o quadro de funcionários para atendimento,  manutenção e limpeza das áreas comuns das Ruas e  Edifícios, inicialmente seguindo-se a modalidade:

ZELADORIA:2 Zeladores “Diurnos” * 1 Zelador “Noturno” com direito a moradia.
LIMPEZA DAS ÁREAS COMUNS:  Período Noturno “5 Funcionários” *  Período Diurno “5 Funcionários”
PORTARIAS: Edifício Barão III “ 3 funcionários” * Edifício Barão IV  “2 Funcionários”
ASCENSORISTAS: Edifício Barão III “ 3 funcionários” * Edifício Barão IV  “ 2 Funcionários”


PREFEITURA DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO
AUTO DE VISTORIA E HABITE-SE de 18 DE JUNHO DE 1.965

OS PIONEIROS DO COMÉRCIO DA PEQUENINA RUA NOVA BARÃO
Entre os primeiros a se  instalarem na Rua Nova Barão, encontravam-se os Restaurantes, Lanchonetes, Bares e Cafés, que se adiantaram com pomposas inaugurações: Restaurante Chico Rei - Suculentas Feijoadas * Restaurante Copetim - Pratos Espanhóis *  Restaurante Indiano - Pratos Aromáticos * Restaurante Baiano - Tatu a Baiana *  Churrascaria Boi Braseiro *   Batidas Sem Limites  *  Tim... Tim... Drinks e Chopps * Panettones Bauducco * Frutaria Nova Barão *Hambúrgueres * Casa do Pão de Queijo  e muito mais...  Inaugurou  de parabéns a Rua Nova Barão pela diversificação do comércio... Calçados * Roupas * Jóias * Bijouterias  * Cofres  Papelarias * Alfaiates * Modistas * Pinturas  * Artesanatos * Institutos de Beleza,  todos nos gloriosos anos de 1966 e 1967... contando com as  Lojas de Discos, que tocavam, em alto som, músicas para jovens – faz-se menção à  Hora da Saudade...  lançamento dos discos em Vinil, LP, os chamados Bolachões, concomitantemente ao lançamento dos pequenos rádios estéreos e seus sons  estridentes, em plena fase das minissaias - não faltava oportunidade para  festividades,  ao meu ver, a dobradinha 1966/67  foram os anos de Ouro da Rua Nova Barão...


AINDA NOS ANOS DE 1.965 * 1.966
Anos dourados, mas com...
“Especulação Imobiliária antiga modalidade”
Nos anos de 1.965 * 1.966, estando a inflação em alta e a modalidade “Dólar” adotada como praxe, reforçou-se a fase da especulação imobiliária. A Nova Barão  não fugiu a regra,  mantendo muitos imóveis com suas portas fechadas  e, em maior número, as Lojas Térreas e Altas.... preocupando muito os comerciantes já estabelecidos. Agravava-se o fato de que nas esquinas da Nova Barão com a Rua 7 de Abril, tapumes de madeira rústica em forma de “L”,  obstruíam a visão e o livre acesso das pessoas - este fato será retomado em artigo futuro. Esses dois  motivos causavam  preocupação  aos comerciantes, todos pioneiros da Rua Nova Barão, se considerarmos que, na ocasião, das 180 lojas  apenas 38  encontravam-se instaladas.  Por outro lado, sendo um empreendimento de recente construção, não se requeriam despesas extraordinárias, fato este associado ao sistema de administração - em estrita obediência ao Plano de Contas elaborado pelos Incorporadores e implantado pela Administradora Tecnac, Síndico e o Conselho Fiscal Consultivo, do qual tive a oportunidade de participar - que ofereciam segurança, não somente aos comerciantes, profissionais liberais e moradores, mas inclusive aos locadores por não encontrarem dificuldade em alugar os imóveis de todas as modalidades,  pelos preços de mercado.

RECORDANDO O VALOR DOS PRIMEIROS ALUGUERES
“ Modalidades ”
Lojas Térreas -  Aluguel mensal :  800,00  a  1.200,00 Cruzeiros.
Lojas Altas -  Aluguel mensal: 200,00  a 300,00 Cruzeiros.
Apartamentos - Aluguel mensal de  90,00 a 120,00 Cruzeiros.
Conjuntos Comerciais -  Aluguel mensal :  60,00 a 80,00 Cruzeiros.
Edifício Barão IV -  Aluguel mensal de 60,00  a 90,00 Cruzeiros.

DOS ARQUIVOS PARA O BLOG
“Convenção do Condomínio * Capítulo V * Conselho Fiscal e Consultivo
Artigo 26º -    Compete ao Conselho Fiscal e Consultivo: a) fiscalizar as atividades do síndico e dos seus delegados e examinar as suas contas e comprovantes; b) comunicar aos condôminos, por carta registrada ou protocolada, as irregularidades havidas na gestão do condomínio; c) dar parecer sobre as contas do sindico e dos delegados como sobre a proposta orçamentária para o subsequente exercício, informando a assembléia geral;  d)abrir, encerrar e rubricar o livro-caixa; e)  assessorar, quando solicitado, o síndico na solução dos problemas do condomínio, assim como opinar nos assuntos pessoais entre o sindico e os condôminos; f) dar parecer prévio em matéria relativa a despesas extraordinárias, quando solicitado pelo sindico e a posterior, para a assembléia geral que irá apreciar estas despesas.


AINDA NOS ANOS DE 1965 * 1966.
Na recordação anterior, “Ainda nos anos de 1965 * 1966”, vimos a preocupação dos lojistas quanto ao futuro do comércio da Nova Barão e, em função dessa preocupação, encontrou-se a melhor forma para se alertar os condôminos que mantinham seus imóveis fechados:  alugá-los, cabendo tal função à Nova Barão Imóveis e Administração, também interessada em aumentar a sua carteira de imóveis, sendo assim convidou todos os condôminos a comparecerem no dia 12 de outubro, Dia da Criança, ao 1º Festival de Balões Coloridos.
Unindo o útil ao agradável...
12 OUTUBRO -  D I A   D A S   C R I A N Ç A S
1º F E S T I V A L   D E   B A L Õ E S  C O L O R I D O S
*** C O M P A R E Ç A M  *** T R A G A M   S U A S   C R I A N Ç AS ***
Com a colaboração do representante da Fábrica de Balões São Roque, sediado no Edifício Barão III, realizou-se, no 12 de outubro, o        1º Festival de Balões Coloridos, estes com o logotipo “NB” e o slogan visite a  Nova Barão, que  inflados com gás e distribuídos para as crianças, contou com a presença do público e de muitos condôminos, que finalmente concordaram em locar suas lojas, porém condicionadas a valores não compatíveis com as locações anteriores.

Rádio 9 de Julho e o Programa Comparação  Musical de Sucessos...     
As boas oportunidades não batem à nossa porta uma única vez – a exemplo da colaboração da fábrica de Balões São Roque, que tornou possível a realização do Festival de Balões Coloridos para o Dia das Crianças, outras oportunidades poderiam, caso surgissem, serem aproveitadas em eventos de interesse de todo o condomínio, tendo em vista que elas estão presentes no dia a dia. Para se atingir  determinado objetivo, devemos estar atentos, porque nem sempre elas se apresentam com transparência absoluta.
Na simples e desinteressada elaboração deste Blog, é mais do justo lembrar personalidades que participaram direta ou indiretamente da história da Rua Nova Barão, no que me diz respeito, ao período de 14 de Agosto de 1962 à 15 de Junho de 2000 –  nesta oportunidade,   recordo, com merecimento, a grande participação da saudosa Rádio 9 de Julho que fez a  divulgação de todo o Empreendimento, ao enviar, num certo dia, um  promotor de vendas com a proposta prática e direta: “a Rádio 9 de Julho conta com a sua colaboração para permanecer no ar”.
 A Nova Barão Imóveis e Administração entendendo a proposta como oportunidade de promover a imobiliária e o Empreendimento, concorda com a mesma  e a partir do dia 1º de outubro de 1965,  de segunda a sexta feira, das doze às treze horas, apresentava-se um programa musical, iniciado pela   Ave Maria. :-  No ar para todo o Brasil... Comparações Musicais de Sucessos  de duas gerações, patrocínio exclusivo da  Nova Barão Imóveis e Administração  “Organização Amiga no Setor imobiliário”...  Visite a Rua Nova Barão *** Apartamentos *** Lojas *** Escritórios e Consultórios *** sempre esperando por você”... A Nova Barão, como patrocinadora do programa, ficou no ar até o encerramento da saudosa Rádio 9 de Julho, ouvida no Interior do Brasil e em       São Paulo. Os  programas de maior audiência eram das 8:00 às12:00h, sempre antecipados pela Ave Maria. Recordando: A Nova Barão Imóveis e Administração patrocinou, pela Rádio 9 de Julho, o Concilio Vaticano II em 8 de Dezembro de 1965, gravação infelizmente perdida no decorrer dos anos.
Oportunidade semelhante ocorria para a virada do século... quando poderia ter–se promovido o comércio da rua, dando-lhe mais status e  valorização  para todo o Empreendimento Nova Barão.

Decoração Natalina de 1.999
500 ANOS DE BRASIL, VIVA A NOVA BARÃO 2000!!!
Este slogan estaria presente também, por todo o ano de 2.000, sempre acompanhado de diferentes formas promocionais, mas Infelizmente, a intenção de mais um ano promocional foi suspensa no próprio início do ano 2000, fato este que será recordado com a apresentação de gravações, no decorrer deste Blog.
 “Recordando o passado por meio de uma rua” tem a satisfação de apresentar a Decoração Natalina de 1965, pioneira em Decoração de Rua na Cidade de São Paulo, que foi filmada em Super 8. A já movimentada Nova Barão, trânsito da Rua Barão de Itapetininga e Praça Ramos de Azevedo, antes dos calçadões. O saudoso Bonde Camarão, movido a eletricidade, sobre trilhos, em direção da Consolação e Jardim Europa. Uma época, em que o principal meio de transporte paulistano utilizado era o bonde, por todas as classes sociais - considerando-se também o fato do mesmo não   poluir o ambiente - era agradável de se viajar de bonde, este  sempre limpo e arejado, permitindo que os passageiros ficassem todos  sentados.  Era também comum viajar, de bonde, ao lado de pessoas ilustres,  como o governador Ademar de Barros e sua esposa, a primeira dama, dona Leonor Mendes de Barros,  uma igualdade singular, pois ambos pagavam suas passagens, depositando  os passes na caixinha coletora  da Light  and Power.

Os bondes Camarão retornavam do centro da cidade para os bairros, fazendo contorno pela Praça Ramos de Azevedo, Rua Conselheiro Crispiniano e Rua Sete de Abril.  Quando tirados de circulação para virarem sucatas, por nossa sorte,  alguns poucos trilhos foram deixados, encontrando-se atualmente sob o piso dos calçadões. Esperemos, que ali permaneçam para que um dia, quem sabe, não importa em qual época, retornem como relíquias da cidade e patrimônio nacional...Recordando: “O passe de Bonde continuou sendo aceito  por bares e cafeterias para o  cafezinho do dia a dia dos paulistanos, mesmo após a extinção dos bondes, esses não perderam  a validade”.



RECORDANDO...
No inicio do ano de 1966, com o término das férias escolares e o habitual retorno às atividades comerciais, a constante procura com preferência por lojas térreas e a pouca oferta, deu inicio a modalidade “cobrança de luvas” - que se entende como fundo de comércio com base na média mensal de movimento, na época, praxe também para os contratos de  locações para fins comerciais.
Rua Nova Barão Alta Motivo de Preocupação                            
Todavia a Rua Nova Alta, com a oferta maior do que a procura, altos alugueres e cobrança de luvas, passou a ter uma imagem negativa, levando aos primeiros encerramentos de atividades comerciais, iniciados por Loja de Peles Naturais, Restaurante Copetim, Restaurante Indiano, Ateliers de Pintura e outros, porém, bem sucedidos, como era o caso dos Institutos de Beleza e uns poucos estabelecimentos diferenciados, como a gráfica dos Irmãos Lerner.
Preocupados com a desagradável situação, diversos condôminos resolveram encontrar como possível solução, que suas lojas fossem colocadas a venda ou ocupadas apenas pelo valor das despesas de condomínio, sendo a segunda opção foi contestada pela               Nova Barão Imóveis e Administração, em defesa de todo o empreendimento, para que não acontecesse o mesmo que ocorrera com uma galeria nas proximidades, que sofreu a presença de desocupados e marginais devido à  instalação de boates, os  famigerados inferninhos ou recantos do  escurinho,  problema resolvido, parcialmente, com a redução dos alugueres e isenção das luvas.
 
A Rua Nova Barão Alta do Sufoco para o Sucesso
Mais uma vez, a oportunidade bateu à nossa porta, desta vez com a colaboração do jornalista Waldemar... - Waldemar, competente profissional, que não poupava esforços junto ao JORNAL FOLHA DA TARDE,  na divulgação da Nova Barão. Tal empenho,  superou as expectativas, principalmente para a Rua Nova Barão Alta.


Os três títulos “Folha da Noite” * Folha da Manhã e Folha da Tarde” se fundem em 1º de Janeiro de 1.960, surge o Jornal Folha de São Paulo”

A pequenina Rua Nova nas Manchetes...

As constantes reportagens, feitas pelo jornal Folha de São Paulo sobre o comércio da Rua  Nova Barão, chamaram a atenção de outros jornais e revistas, que passaram a escrever matérias sobre ela, tornando-a muito conhecida. Sua fama aumentou, quando a Paulistur, entidade municipal que avaliava e premiava as decorações de rua por ocasião das Festas Natalinas, a premiou por diferentes anos, tornando-a pioneira em decoração de rua – a pequenina Nova Barão consagrara-se campeã por Criatividade, nos concursos realizados pela Paulistur nos anos de  1.979 * 1.980 * 1981 * 1.982 e 1.983. Os troféus eram entregues, ao criador das decorações, por  Victor  David, então Administrador da Regional da Sé, Paraninfo do Concurso   ... E o Stefano, com suas latinhas ... garrafinhas ... e canudinhos..., vai levar mais um troféu na Categoria Criatividade - Victor David  referia-se ao Projeto Sucata que, já naquela época, reciclava toda a natureza de utensílios descartados pelas lojas e residências das proximidades. Deve-se portanto, recordar a grande colaboração dos  funcionários responsáveis pela limpeza dos edifícios e coleta dos referidos descartáveis, incluindo o emblemático Edifico Copan.

Rua Nova Barão x Rua Augusta

No decorrer dos anos, na Rua Nova Barão foram instaladas lojas especializadas em artigos finos  nos ramos de Joias e Relógios, Pedras Preciosas e Semipreciosas, Souveniers de todas as regiões do Brasil, que eram  procurados por turistas de todo o mundo. O variado comércio da pequenina Rua Nova Barão, nas décadas de 60 a 90, transformara-se no Comércio da Elite Paulistana, sendo comparado apenas ao da famosa Rua Augusta.

A Rua Nova Barão Alta transformara-se em  ponto de referência comercial pela presença de ótimos  institutos de beleza, óticas, gráficas e  ourivesarias. Também presentes nos edifícios Barão III e Barão IV, profissionais liberais conceituados, desde advogados, dentistas, protéticos até os famosos alfaiates irmãos Unte e Unte, que dentre a sua famosa clientela, encontrava-se o empresário Sílvio Santos.
Esta parte nobre da rua passou a ter como lojistas também, fornecedores de ouro, pérolas e diamantes e todos os inúmeros produtos ligados às joalherias.
Os Edifícios de Apartamentos, sempre lotados, dispensavam maiores comentários,ressaltando Maria José Siano e Wilma Pagliuso, sempre colaboradoras com seus comentários pertinentes e o saudoso João Batista, síndico de inédita bondade, além de inteligência e dedicação inesquecíveis.

Com o passar dos anos, o comércio da rua em plena ascensão e a Nova Barão Imóveis e Administração crescendo no mesmo ritmo, inclusive na administração de edifícios, fazem com que a  empresa tenha  a necessidade de maior espaço para as suas instalações. O local mais indicado seria a Rua Nova Barão Alta, por ter ainda lojas disponíveis  e pela própria facilidade de acesso -  pelas entradas da Rua 7 de Abril e Rua Barão de Itapetininga.


PAUSA PARA UM SALTO AO SUCESSO
RELAXA *** ESCUTE *** ADMIRA
Clique aqui...
DOS ARQUIVOS PARA VOCÊ: ACOMPANHE *** DIVULGUE *** COLABORE

NOVA BARÃO NO RITMO PAULISTANO




 DECORAÇÃO DE  NATAL 1965*1979*1980*1981*1982
  As Decorações Premiadas em Criatividade serão apresentadas no decorrer deste Blog

Recordando os anos de 1.967 * 1.968

No decorrer dos anos de 1967 e 1.968, com a rua Nova Barão em plena ascensão, a Nova Barão Imóveis e Administração  crescia na mesma proporção, não somente em termos da carteira imobiliária que adquirira no próprio empreendimento, mas inclusive na administração de edifícios, havendo a necessidade do bom atendimento estar associado à ampliação de suas instalações; e o ideal seria que houvesse uma mudança de estabelecimento na própria Nova Barão e, em sede própria – como já  ocorrera em    14 de Agosto de 1962, à Rua Barão de Itapetininga, nº 50 – 9º andar – sala 924 “ Edifício Alves de Lima” - Só que não havia imóveis disponíveis  à  venda em toda a Nova Barão, fato já exposto anteriormente.

Recordando... As oportunidades nos chegam na hora certa,  se estivermos atentos a elas... e desta  vez ocorreu o seguinte:fui convidado a comparecer à Rua Prates, no Bairro da Luz, residência do senhor Paulo Abrahan Jak Traksbetrygier”, para que tratássemos da venda da Loja Alta, nº 74 da Nova Barão, quando fui acolhido de surpresa pela oferta de  venda da referida loja, com exclusividade para a Nova Barão Imóveis e Administração. A mesma deveria ser em 14 parcelas mensais, iguais e sucessivas de 1.000,00 cruzeiros, valor equivalente ao lançamento.  Diante de minha surpresa e após o segundo cafezinho... reforçaram os proprietários da loja: - Por favor, Stefano, aceite a nossa proposta porque já ficou decidido que a loja 74 será sua... – e de mais ninguém ... brincaram eles - Mas por que não a vendem a outra pessoa...? - Porque temos confiança em você e  sabemos que vamos receber todas as parcelas nas datas de vencimentos. – Apoiavam, as palavras do marido, a  sua  gentil esposa e, em concordância, a filha do  casal  e o genro.  - Não estamos fazendo milagre!... As parcelas serão muito bem aplicadas em outro negócio - completou  o senhor Paulo.- Entramos num consórcio de automóveis. Recordando... Na época, a modalidade de aplicação  em  consórcios de automóveis, segundo o senhor Paulo, era um excelente negócio... E assim, partimos para a sede própria, com a loja 74 unida à 76, loja esta de frente para a Rua Barão de Itapetininga,  de propriedade do comerciante de Peles Naturais, que ali se havia instalado anteriormente, o senhor Ionesco Petri. - Esta loja foi adquirida em diferentes da outra.
 Mas a luta não terminou, porque as lojas precisavam ser interligadas e adaptadas para se fazer jus ao Logotipo NB e à         Nova Barão Imóveis e Administração. Foi nesta ocasião, que observei que a Empresa não se tornaria apenas uma simples administradora em relação à própria rua  Nova Barão, talvez por  influência dos versos de Guilherme de Almeida...             RUA DAS RIMAS, poesia muito bem declamada pelo Geólogo Roberto Monforte, em reuniões de amigos Palmeirenses          à beira da piscina, em manhãs quentes e ensolaradas.
De Guilherme de Almeida
                                  A RUA DAS RIMAS
A rua que eu imagino, desde menino, para o meu destino pequenino
 é uma rua de poeta, reta, quieta, discreta
 direita, estreita, bem feita, perfeita,
 com pregões matinais de jornais, aventais nos portais, animais e varais nos quintais,
 e acácias paralelas, todas elas belas, singelas, amarelas,
 douradas, descabeladas, debruçadas como namoradas para as calçadas;
e um passo, de espaço a espaço, no mormaço de aço baço e lasso;
 e algum piano provinciano, quotidiano, desumano,
mas brando e brando, soltando, de vez em quando,
na luz,rala de opala de uma sala uma escala clara que embala;
 e, no ar de uma tarde que arde, o alarde das crianças o arrabalde;
 e de noite, no ócio capadócio,
junto a lampiões espiões, os bordões dos violões;
e a serenata ao luar de prata (Mulata ingrata que me mata...);
 e depois o silêncio, o denso, o intenso, o imenso silêncio...
A rua que eu imagino, desde menino, para o meu destino pequenino
 é uma rua qualquer onde desfolha um malmequer uma mulher que bem me quer
 é uma rua, como todas as ruas, com suas calçadas nuas,
 correndo paralelamente, como a sorte diferente de toda a gente, para frente,
 para o infinito: mas uma rua que tem escrito um nome bonito, bendito, que sempre repito
e que rima com mocidade, liberdade, tranqüilidade: Rua da Felicidade...
 Você.
UM SALTO  PARA OS ANOS 1973/1974
Para descontrair um pouco...  vamos dar um salto para os anos Dourados da pequenina Rua Nova Barão. Vamos iniciar com a Nova Barão Imóveis e Administração,  eleita em Assembléia Geral Ordinária de 1973 a administradora do Empreendimento Nova Barão, por sugestão do então síndico João Batista, na oportunidade dirigindo-se à assembléia na posição de co-proprietário, ressaltando-se que embora fizera excelente administração por três mandatos consecutivos, por aclamação geral,  expôs  a sua opinião, alegando que chegara o momento de dar oportunidade a outro candidato para o cargo de síndico, mas  aceitaria de bom grado fazer parte do Conselho Fiscal, por  ser um cargo de alta relevância. Adiantou que o condomínio necessitava de administração direta, referindo-se à Nova Barão Imóveis e Administração, por ser uma Empresa que nascera em função da própria rua e para Síndico indicaria o co-proprietário  Flávio Favalli, experiente advogado com sede nas Lojas Altas, 60 e 62 – sugestão aceita e aprovada pelos presentes, formando-se assim o novo Corpo Administrativo  para o biênio 1973/1974, com posse marcada para o dia 14  de Agosto,  coincidindo com a data de lançamento do Empreendimento e a respectiva inauguração:           “14 de Agosto de 1964.”
OBRIGADO PARA SEMPRE NOSSO SÍNDICO INESQUECÍVEL
Ao encerrar os trabalhos, o auditório, com uma centena de condôminos, deu uma   salva  de palmas e exclamou: - João Batista é o maior!...  João Batista é o maior!...  Emocionado, ele agradeceu em seu nome e de todo o corpo consultivo e administrativo, agradecendo carinhosamente assim: - Vocês, meus amigos, é que são os maiores, contem sempre comigo, mas vocês estarão em boas mãos, posso garantir... - passando a palavra ao Síndico eleito, Dr. Flávio Favalli, que concluiu: - Você será para sempre nosso síndico, portando seguiremos seus passos, João.
SAUDADES... Lembro-me bem de  João Batista, condômino pioneiro da Nova Barão, que residiu  no Edifício Barão II no apartamento nº 24 - não havendo falha de memória de minha parte - homem de estatura média e levemente rechonchudo, pele rosada, olhos azuis e cabelos brancos, sempre bem arrumados. Trajava-se impecavelmente com  roupas esportes e  joviais.
A reunião que iniciou às 20:00 h. e terminou festivamente às 22:00 h. foi a mais bela e descontraída das reuniões de condôminos jamais vista, que registrou gloriosamente o término do mandato de uma equipe interessada, sincronizada e atenta à Convenção de Condomínio e ao Plano de Contas implantado pelos Incorporadores.
IMPREVISTO INACREDITÁVEL...
Eu mal havia retornado para casa quando recebi alarmante telefonema do zelador noturno, comunicando total apagão aparentemente provocado por curto circuito na Cabine Elétrica.
Preocupado com o que ocorrera há menos de duas horas da Assembléia,    veio-me a lembrança de João Batista, na frase que adotei como norma de vida e confirmo, sempre deu bons resultados, que é: Sou de solução!... Não sou de confusão!...
Sem perda de tempo e na esperança  de que nada de grave ocorrera, retornei à Nova Barão e contatei o eletricista Giovanni, que por meio de uma ligação direta, para minha tranqüilidade e de todos os condôminos, fez a energia voltar.  O apagão deveu-se a defeito constatado em um dos Disjuntores da Cabine de Força que entrara em curto-circuito e que foi substituído no dia seguinte, quando o mesmo pode ser adquirido em uma loja na Av. Santo Amaro, após longas procuras, por tratar-se de peça elétrica de difícil aquisição na época.
    PRIMEIRO IMPREVISTO, PRIMEIRA SOLUÇÃO, SEM CONFUSÃO!
Concluído o primeiro trimestre do exercício de 1.973, a Tecnac encaminhou as pastas de sua gestação e memorando ao síndico Dr. Flávio Favalli, desejando sucesso em sua jornada. Dentre os documentos entregues, encontravam-se a Convenção do Condomínio, Listagem dos Condôminos, Cotas Ideais do Terreno, Posição Financeira e o Plano de Contas da Nova Barão implantado pelos Incorporadores.
 PRIMEIROS DESAFIOS A SEREM CUMPRIDOS PELOS NOVOS DIRIGENTES.
É necessário salientar que, neste período, começou a ocorrer  brusca transformação e crescimento da cidade  além de  mudanças no trânsito - retirada dos bondes,  aumento de veículos coletivos e particulares, os calçadões, os trombadinhas e os trombadões, a poluição do ambiente, a escassez de energia elétrica... Recordando... os lampiões a gás voltaram à baila nostalgicamente e, enquanto isso,  o Empreendimento        Nova Barão já atingira mais  de meia década desde  a sua inauguração em 14 de Agosto de 1964, sem  a necessidade de reparos de grande porte, tendo em vista não somente a excelente administração de um sindico dedicado e desinteressado por honorários, um conselho fiscal eficiente pelo que especifica a convenção do condomínio e uma administradora sempre atenta às reivindicações feitas pelos condôminos , respondendo por escrito aos pedidos de esclarecimento , mesmo que não tivessem sido protocolados. Porém com o desenvolvimento do comércio da rua, a poluição crescente e assuntos ligados à segurança de uma rua “ galeria a céu aberto “ chegou-se à conclusão de  que a  Nova Barão deveria ser adaptada à nova realidade.


NOVA BARÃO IMÓVEIS E ADMINISTRATRAÇÃO: ATIVIDADE 1973 a 1999

Síndicos em exercício
Flávio Favalli “Advogado” * Ernesto Levianu “Advogado” * Derbas...Akkar “Comerciante”     Wilson Garoni “Cirurgião Dentista” Roberto Górios “Comerciante” *Francesco Longo “Joalheiro” * Cosmo Galotta “Joalheiro
Conselheiros
João Batista “Aposentado” * Antonio Grassia “Advogado” * Wilma Pagliuso * Cleonice Quilice ‘Cabelereira” * Rubens Garcia “Advogado”  Arthur Roberto de Abreu Oliveira “Desembargador”  Cosmo Galotta “Joalheiro”  Lucian Davidson "Comerciante”.
Principais Obras e Eventos
CABINE DE FORÇA: Substituição da Cabine de Força  de acordo com a  estruturação da rua - * BOMBEIROS  e CONTRU: “Regularização a cada 5 anos” *  LAJES DE COBERTURA -  IMPERMEABILIZAÇÃO: Impermeabilização das Lajes de cobertura dos 4 Edifícios -   totalmente refeitas por empresa especializada - e Juntas de Dilatação na Rua Alta.  *  COMGÁS: Projeto e Instalação de Gás encanado nos Edifícios I e II - Rua Térrea e Rua Alta * INSTAÇÃO ELÉTRICA: “Revisão parcial a cada 6 meses e geral no final  do ano FACHADAS DOS EDIFÍCOS: Lavagem e Restauração das Pastilhas de Revestimento a cada cinco anos.* EDIFÍCIOS: Pintura e Manutenção * ESQUADRIAS DE FERRO: “Manutenção Permanente” * CORREDORES E ESCADARIAS: Edifícios I – II - III e IV Impermeabilização dos Pisos e Degraus * PISOS E CALÇADAS: Implantação de Esguicho com Alta Pressão e Lavagem Semanal ECONOMIA DE LUZ E FORÇA: Instalação de Minuterias nos Corredores dos Edifícios I e II  e Luz Fria nos Edifícios III e IV  SANITÁRIOS: Instalação no subsolo do Edifício III, Sanitários Privativos aos Funcionários Masculinos e Femininos * VIGILÂNCIA PREVENTIVA: Serviços de Vigilância Preventiva e Circulante, instalada nas Ruas Térrea e Alta, proporcional às  Cotas Ideais de Terreno “2x1 * CÂMERAS: Instalação de Câmeras nas portarias dos Edifícios III e IV * JARDINAGEM: Floreiras na Rua Térrea e  Jardim Suspenso na Rua Alta * DECORAÇÃO NATALINA: Implantação do Projeto Sucata - Campeão em Criatividade  CONTRATAÇÃO DE OBRAS: Concorrência aberta para Obras e contratação supervisionada e aprovada pelo Conselho Fiscal e Consultivo segundo CONVENÇÃO E ESPECIFICAÇÃO CONDOMINIAL * CONTABILIDADE: Implantação Digital do Sistema Contábil   PLANO DE CONTAS: Continuidade do Plano de Contas Instalado em 1965 * RUA FLORIDA E SHOPPING A CÉU ABERTO: Plano elaborado para elevar a Nova Barão  à condição de Rua Florida com Shopping a Céu Aberto “Infelizmente, o plano foi frustrado a partir de 16 de junho de 2.000.
            Medidas primordiais:
Projeto e instalação de Nova Cabine de Força: A instalação da Nova Cabine de Força, instalada por volta dos anos 77 e 78, considerada obra de grande relevância, converteu a capacidade da energia negativa de 50% - “Motivo dos Apagões”  - para 50% positiva. Ressaltando: A nova Cabine de Força foi especialmente projetada para o pequeno espaço por Engenheiros da Eletropaulo sendo o projeto aprovado pela Concessionária.  Na instalação Foram instalados Disjuntores Automáticos de última geração, somente importados na época. -  Foram aplicados  500 metros lineares de Fios Antifogo “Pirelli’, para Alta Tensão, uma vez concorrência aberta entre 20 empresas, devidamente regulamentadas junto à Concessionária e considerada como benfeitoria de alta relevância e razoável custo pela eficiência e durabilidade que permanece inalterada até a presente data.
Serviços de Vigilância: Os candidatos a Vigilantes eram previamente qualificados e orientados quantos aos deveres: não usar armas de fogo, não usar de violência, entrar em rodízio a cada trinta minutos, periódica vistoria dos  edifícios não residenciais - tendo em vista que os mesmos permaneciam de portas cerradas - estar atentos ao cumprimento do dever e realização de relatórios das ocorrências do dia de trabalho, na proporção de 2 X 1. - Na mesma gestão, foram implantados os Rádios Portáteis de comunicação entre Portarias e Vigilantes. – Observa-se que a implantação da Vigilância foi previamente orientada pela Segurança Pública de São Paulo.
As Despesas aprovadas como exclusivas das Ruas Térrea e Alta, eram  consideradas extraordinárias e contabilizadas de acordo com a Conta 4.100 do Plano de Contas.

Personagens e suas Frases Inesquecíveis:
Sou de solução não sou de confusão! “João Batista “Síndico” * A orientação dos Conselheiros deve ser cumprida a risca e se necessário usar o puxar de orelhas...“ Desembargador Arthur Roberto de Abreu Oliveira” * Em Clube que esta vencendo não se mexe no Time “ Condomínio L/A 16 e 18 * A Nova Barão com suas Latinhas e Canudinhos leva mais uma vez o 1º Prêmio em Criatividade Victor David – Regional da Sé” Inscrição não permitida por ser Galeria “Victor David “Regional da Sé”  *  Quando não se é atendido pelo Príncipe, procura-se pelo Rei “ Stefano” estou a tua procura, finalmente te encontrei “Mauro de Oliveira, “ Zargueiro do do São Paulo”  O Empreendimento Nova Barão, não tem qualquer relação com a N a imobiliária Nova Barão “ Felipp Citron” *  O Gioielli tem apresentado bons serviços... deve continuar “Felipp Citron” * E o senhor, que esta aí quietinho, qual unidade escolheu...? “Ermano Sifredi” * Na Itália, pensei num Cachimbo de Nó de Roseira para o Stefano ”Dr.Wilson Garoni” * Você sempre será o nosso Sindico, portanto seguiremos sempre seus passos... João “Sindico eleito “Dr. Flávio Favalli” *  De Inicio, subestimei o Stefano... “Dr. Ernesto Levianu” A Nova Barão vale pelo que recebe “Cosmo Galotta” A palavra e a credibilidade andam de mãos dadas “Dr. Antonio Grassia”  Os Cães Ladram e a Carruagem passa “Walter Cerqueira” * Decoração natalina instalada na parte superior da galeria Nova Barão, faz todo mundo andar de cabeça erguida “Jornal Diário Popular 22 de Novembro de 1.998” * A Nova Barão quer se unir ao Clube dos Lojistas “ Stefano ao Jornal Folha da Tarde Novembro de 1977” * Já tentaram fazer um Shopping da Nova Barão “Joaldi” Jornal Folha da Tarde 1977 * COMPETIÇÃO: a Rua Nova Barão foi enfeitada com saquinhos plásticos  em 1994: - Ornamentação neste ano é surpresa!  Jornal Folha da Tarde” * O OBJETIVO É CRIAR TRADIÇÃO NA CIDADE- “Jornal Folha da Tarde 1.995”  Segredo: A Rua Nova Barão, no centro 1ª premio em Criatividade e 4ª colocada na classificação  no geral no ano passado, sempre preparada, mas em segredo “Jornal Folha da Tarde 1.995” * Decoração de Natal com Sucatas ” Jornal da Tarde 1.982” * Rua Nova Barão: Onde é Natal o Ano todo “Jornal do Centro, 30 de Novembro de 1.994” * Comércio aposta na decoração natalina *  Stefano Gioielli da Nova Barão adesão à campanha promovida pela ACSP, com a decoração natalina para  500 ANOS DE BRASIL*VIVA NOVA BARÃO 2.000“  Diário de São Paulo, 18 de Novembro de 1.999”.
MULTIDÃO DE ENFEITES: Na Rua Nova Barão, a decoração feita pelos comerciantes alterou uma das cenas mais tradicionais da região.          A imagem das grandes levas de pessoas, caminhando lada a lado e olhando na mesma direção, foi substituída por uma multidão de enfeites - alguns pendurados desde o topo dos Prédios> “Jornal O Estado de São Paulo, Novembro de 1.998”
E, assim mais uma um vez,  ao se aproximar o final de mais um ano e, em especial, as Festas Natalinas, recordando o passado por meio de uma rua, o  www.novbarãoblogspot.com conclui parte de sua história, segundo arquivos e memórias de Stefano Gioielli. E.mail: stefano.gioielli@uol.com.brque passará a apresentar na íntegra em Imagens e Vídeos as decorações dos saudosos anos dourados da Paulistur: 1979 1º Prêmio em Criatividade * 1.979 *1º Premio em Criatividade * 1.980 1º Prêmio em Criatividade e 1.981 1º Prêmio e em 1.982 1º Premio em Criatividade e 4º lugar na Classificação Geral: Observando-se que a pequenina Rua Nova Barão consagrou-se Campeã absoluta em criatividade com o Projeto Sucata que contou com a colaboração e boa vontade de funcionários e funcionárias da  Nova Barão Imóveis e Administração e do Condomínio, ressaltando os saudosos * Napoleão * Manuel * José * Silvia * Brito"  Joana.
 Finalizando... agradecimentos do autor a todas as personagens mencionadas neste modesto Blog e sinceros votos de que a história da Nova Barão  continue e  se perpetue,  glorificando a nossa Cidade de São Paulo.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:

SUPERVISÃO GERAL: Selma Gioielli  
EDIÇÃO DO BLOG:  Rinaldo Alves      
ARQUIVO: Marlene Lourdes Wolf    
 SEGUIDORES: Miguel Gioielli * Milena Santos * Pedagoga Suely Gioielli *Dr. Angelo  Falgetano
RECORDANDO O PASSADO POR MEIO DE UMA RUA...  STEFANO GIOIELLI

DIREITOS  AUTORAIS RESERVADOS

5 comentários:

  1. Espetacular, Stefano! Quem dera uma parcela maior dos prédios de São Paulo tivesse alguém cuidando assim de sua memória. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Nossa....mais ISSO É PARA GLÓRIA DE DEUS.....lindo demais inspirações Divina....obrigado..
    Por DEUS TE ABENÇOAR TÃO GRANDEMENTE....VOCÊ FICOU IMORTAL COM ESSA OBRA FANTÁSTICAS....OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR...DEUS TE ABENÇOE SEMPRE...AMÉM...

    ResponderExcluir
  3. AMEI OS VÍDEOS....SÃO FANTÁSTICOS.....PARABÉNS MEU ANJO QUERIDO....

    VOCÊ MERECE SER APLAUDIDO DE PÉ.......DEUS ESTÁ TE APLAUDINDO......COM BENÇÃO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARLENE LOURDES WOLF.....OBRA....FANTÁSTICO....FANTÁSTICO....FANTÁSTICO....

      Excluir
  4. Meu COMENTÁRIO...MARLENE L WOLF....

    ResponderExcluir